Postagem em destaque

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES

REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÕES São reações químicas que acontecem entre um ácido e uma base. Estas podem ser de neutralização total ou...

Matérias anteriores

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PILHA OU CÉLULA DE COMBUSTÍVEL

As pilhas comuns são dispositivos que armazenam energia elétrica, já as pilhas de combustível são dispositivos de conversão contínua de energia química em energia elétrica. A ideia, em linhas gerais, é simples. A queima dos combustíveis produz energia; por exemplo:

Esse calor (energia) pode ser usado em uma usina termoelétrica para produzir eletricidade, quando se obtém um rendimento da ordem de 40%. Considerando que as combustões são reações de oxirredução, a função das pilhas de combustão é obter a energia liberada pela combustão já diretamente na forma de energia  elétrica, o que eleva o rendimento para cerca de 55%.
Pilhas desse tipo foram usadas nas espaçonaves Gemini, Apolo e, agora, nos ônibus espaciais. Elas funcionam pela reação de combustão entre o hidrogênio e o oxigênio, produzindo água. As reações são:


A seguir, apresentamos um esquema desse tipo de pilha.


A grande vantagem da célula de combustível é seu funcionamento contínuo e a produção apenas de água, que não polui o meio ambiente (nas espaçonaves, essa água é usada pela tripulação). Outra vantagem é ser mais leve do que, por exemplo, as baterias de chumbo. Sua principal desvantagem ainda é o alto custo. Além disso, um dos problemas que surgem no uso do hidrogênio é a dificuldade de armazená-lo, pois é altamente inflamável. Sendo assim, vem-se tentando o uso de outros combustíveis, sendo o metanol um dos mais promissores. 

0 comments:

Postar um comentário

ENEM | Tratamento da Água

UECE | 2023.1

UVA | 2022.1

Total de visualizações